sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Primeiros Dias

Bom, os primeiros dias foram bem complicados. Embora na semana de orientação tivessem muitos brasileiros, a idéia de ficar tanto tempo longe do Brasil é em certo ponto angustiante. Mas depois de alguns dias as coisas melhoraram, e comecei a tentar viver as situações pelas quais passamos:
Fomos à duas cidades de bicleta, onde pela primeira vez percebemos como seria nosso principal meio de transporte aqui na Holanda. É muito bom andar de bicicleta, ainda mais quando não se pode dirigir, e há tanta infra-estrutura como há aqui. Em todo lugar existem vias específicas para as bicicletas, e muitas vezes elas não se restringem à acompanhar as avenidas. As cidades que visitamos eram muito interessantes. Eram cidades antigas, onde pudemos ver uma arquitetura da qual não estávamos acostumados, além de poder ligar para o Brasil (no alojamento não havia telefone, e o celular, nem pensar). Na cidade, também jogamos boliche, comemos, e quem precisava, fez algumas compras (eu por exemplo tive que comprar uma toalha, pois até o momento, usava uma toalha emprestada).
Nessa semana, fomos também à Arnhem, a primeira "grande cidade"em que visitamos. Pelo menos vimos alguma movimentação, e pudemos observar que na Holanda não existem só vacas e ovelhas. Fomos até Arnhem de ônibus, e ainda estou tentando descobrir como funciona o ônibus daqui, pois o sistema é muito diferente do brasileiro.
Visitamos também uma fazenda leiteira (existe isso?)... Tá, não foi uma experiência muito agradável, então pulemos essa parte.
Nessa primeira semana, tivemos também algumas aulas de holandês, e recebos algumas informações (nada do que já não soubéssemos).
No último sábado, após arrumar nossos quartos, fomos em direção ao restaurante, onde todos iriam encontrar suas respectivas familias,menos eu, pois minha familia estava de viagem na Grécia, e ainda não haviam chegado na Holanda, então conheci Genda (se diz renda), Marco, e sua filha, Laura (2 anos e meio), que me acolheram muito bem em sua casa até a terça-feira, quando a família Zwart chegou da Grécia.
Nesses dias em Zoetermeer (o nome da cidade de Genda), embora no primeiro dia tenha sido um pouco díficil por causa da saudade, tive muitos momentos de descontração, onde pude colocar um pouco minha cabeça na Holanda. Laura, constantemente pedia para brincar comigo, ela me chamava de Norra, e me ensinou muito holandês!
Ainda me levaram até Den Haag, outra grande cidade, e fomos à praia de Kijkdoin (ou algo assim), tá bom, a praia era bem feinha, mas foi um momento gostoso, onde vi mais um pouco da Holanda.
Ainda, em dois dias, fui sozinho de bicicleta ao centro de Zoetermeer, fiquei ao todo 9 horas lá, e todas caminhando, observando. Além disso, pude ligar para o Brasil nos dois dias.
Na terça então, finalmente, conheci minha host family. Eles foram me buscar em Zoetermeer, e embora não tivesse visto fotos deles ainda, eram exatamente como imaginei! Logo eu coloco fotos aqui para todos verem.
Fui então, para Spijkenisse, onde espero morar esses próximos 10 meses. Embora tenha chegado há pouco tempo, já fiz muitas coisas. Já fui ao cinema, andei de bicicleta com Mark, assisti a um filme aqui, já fui à Roterdã duas vezes, e ontem a noite fui ao ensaio da banda de Mark.
Bom... Acho que finalmente cheguei ao presente...
Eis minha familia holandesa

4 comentários:

Unknown disse...

Que familia branca !
HAHAHAAH
"eles não vão le isso neh?"

Unknown disse...

Pow regina que ódio!!
até a sua família intera da Holanda resolveu ter olho claro!!!
que sina!


saudades.

Unknown disse...

ushausuasauhs
pode cre nickiii
q tanta gente de olho claro assim...
e realmente máh!
num tem sol na holanda??/
uahsuauhsu

saudades...

Paula Campioni disse...

você levou cenoura e bronze aí, regina?

AHSUHASUAHSUAHSUH